Em busca de um sono restaurador e tranquilo? Uma das técnicas mais usadas no combate às noites mal dormidas  e na promoção da melhor qualidade de vida, é a Aromaterapia.  O tratamento simples e agradável faz parte de uma área da ciência chamada de Osmologia, que estuda  como  os aromas podem influenciar no estado emocional e físico do indivíduo.  

A matéria prima utilizada na Aromaterapia é composta por óleos extraídos de cascas, caules, flores, folhas e raízes das plantas  que ajudam a reequilibrar as emoções e a modificar o nosso estado de espírito. Alguns aromas são mais relaxantes e indicados para pessoas que precisam dormir melhor, de forma mais tranquila, relaxante e profunda.

Formas de aplicação da Aromaterapia

Existem inúmeras formas de aplicação da terapia que podem ser utilizadas com o objetivo de criar um ambiente agradável e relaxar o corpo e a mente. Entre as opções estão os sprays perfumados para travesseiros e lençóis, sais de banho, cremes para o corpo e óleos de massagem.

Já para os ambientes estão indicados os difusores a vela ou elétricos, velas, varetas, pot-pourri, esferas ou anéis de cerâmica, bolas de madeira, sachês e águas perfumadas. Essa forma de Aromaterapia, além de deixar um perfume agradável, também eleva o padrão do ambiente e – para quem acredita - influencia positivamente as pessoas que frequentam o local.

Aromas que promovem bem estar

O mais importante de tudo é saber qual o "cheiro" está relacionado a tranquilidade, calma e relaxamento para atuar na energia do ambiente e da pessoa.  Por isso, separamos cincos aromas que atuam como calmantes naturais, promovendo bem estar e tranquilidade. Confira:

Baunilha: conhecido como um aconchego para a alma, o aroma de baunilha promove conforto e calma. Outro benefício deste óleo essencial é o alívio na compulsão por doces, pois ele dá prazer, nos remete à nossa criança interior e, com isso, ajuda a controlar a vontade de comer doce e a viver em paz com a balança.

Camomila: como dizia nossas avós, não há nada  melhor que um chá de camomila para acalmar os nervos e a ansiedade. E cá entre nós, em  se tratando do aroma o efeito é idêntico. O perfume adocicado da camomila traz conforto, atua no bem-estar, alivia o estresse e ajuda a garantir relaxante noite de sono para quem sofre de problemas como insônia.

Capim Limão: É antidepressivo e atua  no combate da insônia. Indicado para pessoas hiperativas e crianças que têm medo, como de escuro, por exemplo, pois acalma a mente agitada. É um dos óleos preferidos para aromatização de ambientes, pois seu cheiro é agradável e promove bem-estar.

Lavanda: possui ação sedativa, que ajuda a relaxar a mente e o corpo. O aroma suave ainda melhora o sistema imunológico, fortificando as defesas do corpo.

Ylang-Ylang: Esse aroma floral age como um remédio natural para a depressão. Pesquisas recentes, apontam que o óleo de Ylang Ylang pode ajudar a liberar emoções negativas, incluindo raiva, ciúme e baixa autoestima. Outra propriedade, é  o leve efeito sedativo que reduz os níveis de estresse e ajuda no relaxamento. Funciona aumentando a confiança e melhorando o humor.

Não existe contra-indicação

Por se tratar de uma alternativa natural, a Aromaterapia não possui contraindicações, ao contrário da maioria dos medicamentos para dormir. O aroma apenas ajudar a criar um ambiente mais favorável para um sono calmo, relaxante e tranquilo. Porém, como desvantagem o tratamento não age tão rapidamente como os remédios, mas, em longo prazo, auxilia no desenvolvimento de uma rotina de sono normal.

Que tal experimentar um aroma na sua casa? Para insônia, ou simplesmente para ter um cheirinho gostoso quando entra em casa!

CONHEÇA NOSSOS AROMAS