Enquanto no Brasil, o Dia dos Namorados está um pouco longe e só será comemorado no dia 12 de junho, nos Estados Unidos a celebração do amor acontece no dia 14 de fevereiro, quando acontece o Valentine´s Day. Segundo a tradição, trata-se de um dia para os amantes demonstrarem o seu amor com presentes e cartões.

A data americana é uma homenagem a um santo chamado de São Valentim. A celebração foi criada no ano de 496, pelo então Papa Gelasiu I, porém só passou a ter essa conotação mais romântica a partir da Idade Média.

O Santo do Amor
Entre as muitas lendas sobre a vida de São Valentim, uma delas defende que ele foi um mártir e viveu durante a perseguição ao cristianismo. No entanto, no período que esteve preso, o padroeiro se entregou aos encantos da filha do carcereiro, com quem viveu um romance secreto.

Antes de morrer, escreveu uma carta de despedida para sua amada, na qual constava a assinatura “do seu Valentim”. Desta forma, surgiu o primeiro cartão de amor no Dia dos Namorados.

Há outra história que defende que São Valentim, em segredo total, celebrava a união de jovens que eram proibidos de se casarem durante as guerras. Na época, ele foi descoberto, preso e sentenciado à morte.

Fato é que, independente das lendas, o santo tinha como propósito lutar a favor do amor. E por esse motivo, a data de sua morte foi escolhida para homenagear os casais apaixonados.

Amor em todas as suas formas

Nos Estados Unidos, o Valentine´s Day corresponde à celebração do amor em todas as suas formas. Já no Japão, a data passou a ser comemorada somente a partir de 1936. Neste dia, como costume, as mulheres presenteiam seus amores com chocolates. Na Dinamarca ocorre a troca de flores brancas prensadas, que recebem o nome de “flocos de neve”.

No Brasil também é comemorado

Nos últimos anos, aumentou a adesão dos casais brasileiros à data. Afinal, celebrar o amor nunca é demais, não é mesmo. O Valentine´s Day é mais uma oportunidade para demonstrar o quanto nos importamos com pessoas que são sinônimas de amor. As flores são unanimidade como opção de presente para a celebração do amor, pois traduzem a mensagem especial do dos namorados.

Amor em forma de flores

As rosas, especialmente as vermelhas, são as eleitas para a data. Isso porque, esta flor é símbolo do amor desde a época vitoriana. Porém, vale lembrar que outras opções também podem surpreender a pessoa especial.

Confira nossas sugestões: