O Natal é uma das datas mais importantes do calendário dos cristãos, e muitos acreditam que montar a árvore de Natal traz grande significado ao período que antecede o dia do nascimento de Jesus. Trouxemos algumas curiosidades sobre o assunto e algumas dicas para você, que segue essa tradição.

Foto sobre montar a arvore de natal ilustrando ramos decorados de um pinheiro

Conceitos da data e a importância de montar a árvore de Natal

Natal significa nascimento. No cristianismo, a doutrina que tem mais adeptos no mundo, a data tem como protagonista Jesus Cristo e as festividades natalinas contagiam o mundo todo. Durante as comemorações do Natal, são transmitidas mensagens de paz, igualdade e justiça, conceitos que Jesus passou a vida compartilhando.

A árvore é utilizada como símbolo de fertilidade e como referência a grandiosidade da natureza muito antes de Jesus. Para isso também eram enfeitadas, de forma bem parecida com que é feito hoje.

De acordo com pesquisadores das tradições cristãs, a árvore passou a ser um símbolo do Natal na Alemanha. O pinheiro foi escolhido, pois durante a época natalina no Hemisfério Norte as árvores perdem suas folhas, com exceção do pinheiro. Assim, a árvore foi definida como símbolo da vida, fazendo referência ao nascimento do menino Jesus.

Montar a arvore de natal com bolas decoradas em vermelho

Segundo as tradições, quando montar a árvore de Natal?

De acordo com a tradição cristã, a árvore deve começar a ser montada no primeiro domingo do Tempo do Advento para Igreja, o que ocorre quatro domingos antes do Natal. Em 2019, essa data é dia 1º de dezembro.

Isso mesmo, o ideal é montar a árvore aos poucos, ao longo dos dias antes do Natal. Esse gesto simboliza o período de preparação para os cristãos. É como se cada enfeite fosse uma mudança esperada, uma transformação, que só acontece com: bondade, compreensão, paz, união e amor.

A preparação da árvore se intensifica na última semana antes do Natal, quando passa o período mais sóbrio nas leituras realizadas nas missas e começa a se falar sobre o nascimento de Jesus.

 

O que você vai acrescentar a sua árvore?

Como já falamos, há uma analogia feita com a montagem da árvore de Natal, onde cada enfeite pode representar um pedido. Por isso, aproveite para pensar em como foi esse ano para você e em como você quer que seja o próximo e faça seus pedidos. Comece a montar a árvore de Natal pensando nas mudanças que espera e também no quanto pode fazer pelas pessoas. Isso com base em tudo o que essa data nos transmite.

Faça desse momento uma oportunidade para unir a família. Enfeitem juntos a árvore durante esse período e tenham mais um motivo para estar perto das pessoas que amam.

Nós da Oficina da Terra desejamos que esses momentos de reflexão tragam ainda mais união e amor para todos.

Confira nossas novidades em enfeites e vários itens de decoração para o Natal.

referências: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL871269-5598,00-DIA+CERTO+PARA+MONTAR+A+ARVORE+DE+NATAL+E+DE+NOVEMBRO.html, https://www.gazetadopovo.com.br/haus/decoracao/dia-certo-para-montar-a-arvore-de-natal-em-2019/,