Na páscoa, o mais importante é estar junto com a família e amigos, aproveitando o tempo juntos e fazendo desse dia uma comemoração alegre e cheia de renovação. No Brasil é muito comemorada e cada região tem suas particularidades, sendo que o chocolate é a principal forma de presentear a família e amigos.

Mas para quem quer mudar um pouquinho, trouxemos algumas curiosidades da Páscoa pelo mundo afora. Quem sabe você se inspira e usa algumas ideias para se divertir em família?!

 

Almoço especial

Já pensou na decoração de sua mesa e em diversificar seu cardápio para o almoço de Páscoa?

Na França, em Bessières e Mazeres, desde 1973 é preparada um prato gigante de uma receita que conhecemos bem por aqui: a omelete. Para a grande omelete, atualmente são utilizados mais de 15 mil ovos!

 

Brincadeiras em família

Que tal pensar numa atividade ao ar livre com símbolos da páscoa?

Em Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto, as ruas do centro histórico são forradas por coloridos tapetes de flores e serragem, uma tradição que remete ao século 18. Com mais de dois quilômetros de extensão, o corredor liga as igrejas de Nossa Senhora da Conceição e Nossa Senhora do Pilar, e é por onde passa a procissão no domingo de Páscoa.

A comemoração nos Estados Unidos, assim como no Brasil, também traz os ovos de chocolate. Eles são escondidos em diversos lugares, como o quintal e os arredores das casas, para serem encontrados pelas crianças na manhã de Páscoa. Algumas cidades realizam o evento em praça pública e convidam a comunidade a participar da “caça ao ovo”.

 

Decoração de ovos

Você pode promover um grande encontro incentivando os dons artísticos de seus familiares. Cada um pode trazer um ovo decorado, pintado de acordo a inspiração de cada um!

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia a tradição mais forte é decorar ovos e presentear a família e amigos. A tradição também diz que, se as crianças se comportarem na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses “ninhos”.

 

Mais curiosidades

Algumas comemorações da data são bem inusitadas.

Na Espanha, em Sevilha, a festa é celebrada desde o século 16. As ruas de todo o país são tomadas por procissões de membros das irmandades, que vestem túnicas e gorros, alguns até um pouco assustadores. As procissões tomam as ruas de todo o país desde a Idade Média.

Na China, na mesma época da Páscoa, acontece o “Ching-Ming”. Nesta festividade são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para que fiquem satisfeitos com os seus descendentes.

 

Quando surgiram os ovos de chocolate?

No século XV, as pessoas passaram a presentear os amigos e parentes com os ovos, que eram bentos na missa do Domingo da Páscoa. Passaram de ovos de galinha para ovos de porcelana, vidro, pedra, madeira, papel escamas e casco de tartaruga. Os ovos de chocolate surgiram no século XIX, inicialmente na Alemanha.

Hoje em dia, especialmente no Brasil, os ovos de chocolate são a principal referência de presente para comemorar a data.

Mas há quem prefira uma colomba pascal, flores e outros presentes, como peças de decoração, para enfeitar e comemorar essa data.

Então nesta data especial, comemore em família, use a criatividade para celebrar a data e lembre-se que flores sempre transmitem amor, seja para decorar ou para presentear.