Com a proposta de atrair a atenção para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a Campanha Outubro Rosa teve início na década de 80 nos Estados Unidos. Desde então, através de várias ações pelo mundo todo, incluindo no Brasil e também aqui em Florianópolis, a campanha sensibiliza a população ao levar o tom rosa à rotina da população durante o mês de outubro.

E nós da Floricultura Flor da Terra apoiamos a causa que merece toda a atenção. Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) apontam que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Só em 2018, a estimativa é de cerca de 60 mil novos casos no país.

Diagnóstico precoce

Apesar dos dados preocupantes, vale ressaltar que a prevenção e o diagnóstico precoce são as estratégias mais eficazes de combate à doença. Seu potencial ainda é maior que o mais avançado método de tratamento que inclua cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapias-alvo ou até mesmo na moderna imunoterapia.

Por isso, a recomendação é que todas as mulheres, independente da idade, consulte seu médico regularmente. Já a partir dos 40 anos, a mamografia deve fazer parte da rotina como exame de detecção precoce.

Quando o câncer de mama é descoberto cedo, a paciente geralmente é tratada em um curto período por uma única modalidade de tratamento e com propósito curativo com menos efeitos colaterais e oferecendo melhor qualidade de vida. Em contrapartida, quando a  doença é detectada em estágio avançado, mesmo que ainda não disseminada, é necessário uma abordagem mais invasiva, com maior risco de complicações, custo e afetando ainda mais o bem-estar da paciente.

É possível prevenir?

O câncer é considerado uma doença multifatorial. De cada 10 casos do tumor, 9  estão relacionados à fatores ambientais, seja por hábitos pouco saudáveis, seja por meio da exposição a fatores e agentes de diferentes origens. Há muito se tem certeza que o controle da exposição a estes agentes pode reduzir o risco de uma pessoa ter câncer.

Mediante contexto complexo, você pode se perguntar como colocar a prevenção em prática? Sim e, mesmo sendo tão simples, tais medidas são eficazes.  O combate ao câncer começa com conscientização e atitude. Na prática, é por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis que evitem os principais fatores de risco: alimentação desequilibrada, sedentarismo, tabagismo, obesidade, exposição excessiva ao sol sem proteção, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, exposição profissional a agentes cancerígenos sem uso de meios de proteção, dentre outros.

Vale ressaltar que sempre é tempo para mudar o rumo da sua historia e investir em hábitos saudáveis.  Até mesmo uma pessoa que tenha fumado por vários anos, pode se beneficiar do abandono do consumo de cigarros. Em alguns anos, o risco do ex-fumante pode igualar-se ao daqueles que nunca fumaram. Por isso, o momento é agora! Aproveite o Outubro Rosa e abrace essa luta com a gente!