As orquídeas chamam muito a atenção por sua exuberância e por possuírem características tão únicas.
O Brasil é um dos países que possui a maior variedade de espécies de orquídeas. O Equador é o país número um no cultivo da planta e a Colômbia está em segundo lugar, com quase 3800 espécies catalogadas.

No mundo mais de 20mil espécies são encontradas na natureza e outras 30mil são tipos de laboratório, criadas a partir do cruzamento de espécies diferentes.

Em sua maioria oferecem lindas flores, que decoram e encantam, mas muitas espécies também são utilizadas na culinária, como é o caso do tipo Vanilla, da qual é extraída a baunilha. Também há espécies que são usadas como essências de perfume e remédios naturais.

 

Curiosidades

Orquídeas são plantas que compõem a família Orchidaceae, da ordem Asparagales, que é uma das maiores famílias de plantas existente no mundo. Elas existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais.

 

Alguns tipos

Phalaenopsis: se destacam por seu formato de borboleta e por isso ganharam muita atenção como plantas ornamentais. São as mais populares, e por isso admiradas até por quem conhece muito pouco do mundo das plantas. Se adequam ambientes fechados, desde que recebam iluminação solar em abundância e seus cuidados são relativamente simples.

Orquídea Mini-chocolate: suas pétalas têm cor de chocolate. Esta espécie gosta de bastante sol direto, mas precisa de sombra quando os raios solares estão mais intensos.

Orquídea Olho-de-boneca: com cores fortes, este tipo de orquídea é originária da China, Índia e Malásia. Ela exige uma quantidade muito específica de sol, demandando maior cuidado sobre onde deve ficar exposta.

Orquídea Rodriguezia: é famosa pelo tamanho pequeno e pelas manchas que apresenta nas pétalas. Precisa estar à sombra na maior parte do tempo e é mais comum no outono e inverno.

Orquídea Cimbido: comum nos jardins, não consegue dar flores em climas muito quentes e também se tornou uma espécie relativamente popular.

 

A orquídea mais cara do mundo

A orquídea mais cara do mundo foi leiloada em 2005 e arrematada por R$ 436.255. Ela se chama Shenzhen Nongke, nome do grupo chinês que realizou mais de oito anos de estudos e testes até conseguirem criar esta raridade, vendida por quase meio milhão de reais. Mesmo não tendo surgido na natureza e sim pelas mãos do homem ela é muito bonita e rara, e se tornou apreciada pelos amantes de orquídeas, sendo considerada a mais cara orquídea de se tem conhecimento até o momento.
Agora que você conhece um pouco mais do mundo das orquídeas, confira as opções maravilhosas que a Oficina da Terra separou para você.