A canção já diz que “amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito”, mas sabemos que para uma amizade duradoura não basta somente um lugar cheio  de carinho e respeito, é preciso também um pouco mais de dedicação para manter esta relação.

Para isso, vamos entender  o que leva duas pessoas a serem amigas e por que algumas amizades duram e outras não. A explicação, segundo o artigo do site Psychology Today, está na importância do contato entre as pessoas com alguma regularidade (afinal, assim temos mais chance de conhecê-la melhor e aprofundar nossos laços), além de ter afinidades. Esses dois fatores são fundamentais para que se passe do posto de conhecido para o de amigo.

Segredos da amizade

Agora se você está se perguntando como não deixar que o tempo leve embora a sua relação de amizade, saiba que é preciso ir além um pouquinho e ser positivo é um dos segredos. Tudo bem que amigo é para todas as horas, mas não precisamos fazer da relação um muro de lamentações. É claro que faz parte segurar a onda durante os perrengues da vida, mas, no final das contas, a intimidade que faz com que uma amizade prospere deve ser algo agradável e que faça bem para os dois lados.

Outro segredo que faz diferença  é investir na interação. Ou seja, ser presente! Não importa se o amigo é seu vizinho ou mora em outro continente, é preciso estar em contato, escrevendo, conversando ao telefone, visitando. Felizmente, com a internet, a proximidade física tem pouco efeito sobre nossa capacidade de manter uma amizade.

Dia do Amigo

Para dar uma ajudinha e facilitar ainda mais essa interação, que tal aproveitar o Dia do Amigo para estar presente. Pode ser através de palavras como um “oi, tudo bem?” ou de um presente inesperado em forma de flores e chocolates.  O que vale é investir na amizade e mostrar a importância que ela tem na sua vida.