Quando falamos em flores logo pensamos na Primavera! Mas e nas outras estações do ano, você sabe como se comportam algumas espécies e quais as flores mais frequentes em cada uma?

É comum pensar que ao frio só alguns arbustos mais fortes conseguem resistir, mas muitas flores, mesmo com toda sua delicadeza e aparente fragilidade, podem enfeitar os jardins e os vasos mesmo no mais rigoroso frio. Desde que estejam fortalecidas, algumas espécies alcançam seu esplendor nessa época. Orquídeas, Azaleias, Boca-de-leão, Crisântemo, Gipsofila, Margarida, são algumas flores que se destacam em julho, um dos meses mais frios do ano.

As orquídeas

Lindas, coloridas e exuberantes, as orquídeas estão entre as principais flores para decoração e presentes o ano todo. Para algumas espécies, originárias de climas tropicais, o inverno é um período de mais cuidados, mas para outras a época é muito benéfica, como por exemplo para as dos gêneros Cymbidium e Dendrobium, que precisam da queda de temperatura para florescer. As regas devem ser reduzidas, pois no frio a flor perde menos água. Uma curiosidade é que algumas espécies de orquídeas entram em estado de hibernação nesse período, exigindo menos nutrientes e água, apenas precisam de mais proteção para não ficarem expostas à geadas, por exemplo.

Azaleias

As azaleias são incríveis. Quem já esteve em um jardim com azaleias durante o inverno sabe como são ainda mais lindas nessa época. Com seu colorido enriquecem o cenário, composto pelo clima frio e pela luz do sol. De origem chinesa, é uma flor que basicamente gosta de luminosidade e ar fresco, não exige muita rega nem adubagem e pode enfeitar, além de jardins, sacadas e janelas com muita beleza e cor.

Gérberas

Parente das margaridas, a gérbera é uma das flores que atingem seu esplendor na estação mais fria do ano. Ela prefere solo seco, por isso dispensa muitas regas, precisa de apenas uma ou duas vezes por semana. É uma flor que gosta muito da luz do sol, por isso é ideal para decorar jardins, áreas externas, sacadas e janelas com seu colorido.

Em qualquer estação do ano, permita que a beleza e o colorido das flores enfeitem o seu dia. E para ocasiões especiais, confira nossas ideias e opções de presentes!