O Dia Mundial da Gentileza acontece no dia 13 de novembro e foi proposto pelo World Kindness Movement (Movimento Mundial da Bondade), em 1988.

Este dia serve para espalharmos carinho e afeto, e assim perceber o poder que a bondade nos dá enquanto grupo. Nós da Oficina da Terra queremos ajudar você a compartilhar gestos e gerar felicidade, portanto trouxemos algumas dicas e reflexões.

Gesto de gentileza: menina cuidando de cachorro pequeno.

O que é gentileza? De que ela é capaz?

Gestos gentis são aqueles que podem transformar o dia de alguém, às vezes provocando mudanças duradouras e significativas.

Alguma vez você já se sentiu aliviado ao receber um abraço em um momento de tensão? Ou se surpreendeu com um elogio inesperado? Quem já experienciou essas situações ou semelhantes, conhece a gentileza e o sentimento que ela nos provoca.

Atos como esses têm o poder de animar uma pessoa triste, além de provocar sorrisos e pensamentos positivos. Com ela, nos conectamos com outros humanos e incentivamos o exercício da empatia.

Por que agir desta forma?

“Gentileza gera gentileza.” Esta frase, de José Datrino, conhecido como Profeta Gentileza, deve nos guiar diariamente em nossas ações. Sem dúvida, nos dias de hoje é comum estarmos tão ocupados e estressados que não percebemos a falta de gestos carinhosos e empáticos.

É possível também que estejamos acostumados desta forma, e não nos demos conta dessa falta de bondade, seja ela partindo de nós ou das outras pessoas. Pensando nisso, a partir de hoje nossa proposta é repensar nossos atos e agir com o máximo de gentileza possível. Nunca é demais!

Além disso, é importante não se esquecer da pessoa que mais merece nossa gentileza: nós mesmos.

Pratique gestos delicados, reconheça suas qualidades, se elogie. Diga para si: você consegue! Não seja tão intolerante com suas falhas, afinal, errar é normal. No fim do dia, saiba que fez o que pôde, e que é possível tentar novamente amanhã.

Ser bondoso consigo e com outras pessoas não vai transformar o mundo, pois devemos fazer mais que isso. Mas com certeza é possível transformar o mundo de quem está ao seu redor, e até o nosso próprio mundo, se agirmos de modo gentil.

Dia mundial da gentileza: imagem de pessoa cuidando de idosa.

Não se limite ao Dia Mundial da Gentileza!

Já falamos sobre a importância de ser gentil e a diferença que esses atos fazem para as pessoas, mas é essencial lembrar de praticar atitudes de carinho e empatia todos os dias do ano. No início de cada dia, você pode propôr a si mesmo: como serei gentil hoje? Faça esse exercício!

Para ajudar nessa jornada, trouxemos algumas maneiras de compartilhar gentileza em seu dia a dia:

Agradeça

Quem não gosta de ser reconhecido por algum ato positivo? Pensando nisso, é sempre importante termos em mente as boas ações que recebemos. Utilize isso para agradecer sua família, amigos, colegas, e quem mais sentir vontade!

Faça doações

Existe sempre alguém necessitando de algo que possuímos e não utilizamos. Aproveite a chegada do verão e faça doações: roupas, objetos, comida, qualquer coisa! Lembre-se de doar itens em bom estado!

Elogie alguém

Todo mundo possui qualidades. Com isso em mente, reconheça os pontos fortes de seus colegas de trabalho, indique traços de um familiar que te agradam ou elogie o trabalho de alguém.

Tomar atitudes como essas ajudará a semear a gentileza entre os atos do seu dia a dia, e lentamente gestos gentis voltarão para você.

Saiba que ao agir desta forma, o mundo se torna ao seu favor, e as coisas começam a dar certo! Desejamos a você um ótimo Dia Mundial da Gentileza!

 

Referências e fontes: https://www.ombrelo.com.br/variedades/dia-mundial-da-gentileza/ https://www.revistaversar.com.br/dia-mundial-da-gentileza-confira-10-atitudes-para-celebrar-a-data/

Qual será seu gesto gentil de hoje? Neste Dia Mundial da Gentileza, conte com a Oficina da Terra!