Aqui no Brasil o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo do mês de agosto, mas ao redor do mundo podemos encontrar dezenas de datas diferentes para a homenagem. Aqui reunimos algumas expectativas dos pais sobre a data, saiba mais sobre o que os pais pensam e esperam desse Dia dos Pais.

Como surgiu a homenagem do Dia dos Pais

Sobre o surgimento dessa homenagem aos pais, a história mais conhecida é a de Sonora Louise Smart Dodd, que queria homenagear seu próprio pai, o veterano da guerra civil, John Bruce Dodd.

Ela sentia muito orgulho pelo pai, que superou muitas dificuldades criando 6 filhos sozinho, após a morte de sua esposa. Ela então, em 1910, enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi então comemorado em 19 de junho daquele ano, data do aniversário do pai de Sonora. Hoje é comemorado nos Estados Unidos no terceiro domingo de junho.

Novas expectativas de valores, segundo pesquisas com pais

Desde 1953, primeiro registro brasileiro da comemoração, a publicidade atuou muito no sentido de valorizar a figura paterna como sendo um provedor de recursos e de modelo a ser seguido pelos seus filhos. Mas hoje a expectativa dos próprios pais sobre essa mensagem é diferente.

Segundo pesquisas [1] [2], os próprios pais não se identificam mais com diversas campanhas que são realizadas por muitas empresas. Hoje em dia eles se sentem muito mais envolvidos no cotidiano de seus filhos, mais responsáveis por tarefas em casa e não se veem mais como uma figura coadjuvante, mas sim como protagonistas na história e na criação dos filhos.

De acordo com uma das pesquisas [1], para 51% dos pais brasileiros essa frase expressa bem essa nova expectativa: “Ser pai é estar ao lado dos meus filhos em qualquer momento e situação”.

Isso mostra que a mensagem que querem deixar não está mais somente ligada a “ser exemplo” ou “prover condições para o futuro” dos filhos, mas está mais relacionada com dividir experiências e passar junto com os filhos por situações que os tornem mais preparados para a vida.

Dessa forma vemos muitos pontos positivos e um grande ganho no vínculo com os pais, que estão mais dispostos a ouvir, dividir experiências e estar mais envolvidos na vida dos filhos.

A Oficina da Terra tem uma diversidade de presentes para tornar esse Dia dos Pais mais especial!

Você conhece os gostos do seu pai e já sabe como homenageá-lo?

Geralmente conhecemos os gostos das pessoas que amamos, mas às vezes, seguindo nossas expectativas, podemos não escolher a melhor forma de homenageá-las. Esteja atento ao que seu pai gosta, ao que faz ele se sentir bem. Seja um passeio, um momento juntos para um filme ou um dia inteirinho, apenas conversando. Pequenas atitudes podem trazer mais união para essa relação tão importante.

Nós, da Oficina da Terra atuamos há mais de 25 anos no mercado de flores e presentes em Florianópolis, e nesse período conseguimos entender diferentes expectativas dos nossos clientes. Também acompanhamos essa evolução quanto às expectativas dos pais sobre valores e sobre sua imagem junto aos seus filhos e ficamos felizes em fazer parte da história de muitas relações especiais.

Sabemos da importância e do papel fundamental que ele tem em nossas vidas e por isso temos muito carinho com essa data. Todos os anos preparamos muitas novidades para que todos os pais recebam o carinho de sua família.

Então, para esse Dia dos Pais conte conosco para escolher o presente que vai tornar sua homenagem ainda mais especial.