O beijo é uma prática comum de afeto e respeito entre as pessoas. Alguns são mais calorosos, outros cheios de carinho e há ainda aqueles mais discretos. Entre namorados, amigos e familiares, seja como for, há de se concordar que beijar faz um bem danado à mente, corpo e espírito.

Durante aqueles mais calientes, as batidas do coração sobem, em média, de 70 para 150 vezes por minuto. Isso sem contar os efeitos emocionais, que já conhecemos, não é mesmo? Porém, se os benefícios são inúmeros, motivos não irão faltar para os beijoqueiros comemorarem o dia 13 de abril, já que a data celebra este símbolo de afeto e carinho.

Um pouco de história

Mas antes de partir para o abraço, ops, para os beijos, saiba que nem sempre o gesto foi ícone dos enamorados. Em Roma, por exemplo, era normal que os imperadores permitissem serem beijados nos lábios pelos nobres mais influentes, e os menos importantes beijavam suas mãos.

Já na Escócia, o costume era de chocar qualquer cristão nos dias de hoje. Isso porque naquela época, o padre deveria beijar os lábios da noiva ao final de uma cerimônia. Era como uma benção para que o casal tivesse felicidade na vida conjugal. Na festa, a noiva ainda beijava todos os homens em troca de dinheiro.

Beijo ou Beliscão?

Enquanto isso, no Brasil, acredite se quiser, mas no século 18, o beijo perdia de longe para o beliscão como demonstração de afeto da época. Isso porque, lá nos primórdios, em Portugal, a expressão de amor era comum e acabou chegando aqui.

Segundo o livro “História íntima do beijo”, da autora Julie Enfield, entre os recém-conhecidos, era de bom tom beliscar “de pincho”, aplicando levemente a torção sobre a pele. Para os mais íntimos valia o beliscão “de estorcegão”, também conhecido como “enérgico”. Parece que a moda estava tão em alta que alguns fiéis sugeriram a necessidade de construir divisórias dentro das igrejas para impedir beliscões durante a missa.

Gestos de Carinho

Cá entre nós ainda bem que a história do beliscão ficou para trás, afinal hoje nós preferimos gestos mais doces de carinho. Por isso, para quem deseja ir além do protagonista da data e surpreender seu grande amor, selecionamos 7 dicas de presente para que o Dia do Beijo só passe em branco se branco for a cor do batom: