(48) 3025-2992 loja@oficinadaterra.com.br Shopping Beiramar, Loja 167, Piso L1, Centro - Florianópolis

Cuidados para flores

Plantas e flores nos mostram que  vida é feita de fases: começo, meio e fim.  É comum, por exemplo, algumas pessoas afirmarem com frustração e tristeza que as plantas poderiam “durar” um pouco mais.

Por isso, consciente dessa efemeridade, que tal dar  atenção as suas flores, folhas e plantas? Isso mesmo. A próxima vez que comprar ou ganhar seja uma rosa, orquídea, samambaia ou um girassol procure desligar das tantas distrações do dia a dia e dedique-se à contemplação e ao delicioso prazer que é ter um dos maiores presentes da natureza em casa.

Porém, apesar do tempo finito de vida de cada espécie ser a beleza que as tornam especiais, ainda é possível prolongar um pouco mais  e curtir  a sua delicadeza, seja em ambientes internos ou externos. Pensando nisso, fizemos uma lista de práticas para aumentar a vida útil das plantas.

Cuidados básicos

Ambientes arejados e frescos ajudam a prolongar a vida das flores.
Não exponha flores diretamente ao sol e ao vento. Luz indireta, claridade natural é o ambiente adequado as flores.
Flores expostas ao ar condicionado se desidratam rapidamente e duram menos.
Algumas flores duram menos que outras, neste caso retire as pétalas ou flores que forem murchando/morrendo.

Flores em Vasos

Cada planta tem necessidades diferentes de rega, luminosidade, adubo e pulverização, no entanto todas devem contar com algumas condições básicas para sobreviverem.

Como regra geral, as flores e plantas em vaso gostam de locais bem arejados, sem corrente de ar, com bastante claridade, porém nunca sob sol direto. Certifique-se diariamente do estado da terra, mantendo-a sempre úmida (mas, não encharcada). Tocando a terra você saberá se ela está úmida, e se precisará ou não de água.

Evite acúmulo de água no pratinho, isto pode causar apodrecimento das raízes, morte das plantas e desenvolvimento do mosquito da dengue.

Buquês e Flores de Corte

Para maior conservação, ao receber um buquê, faça um corte diagonal na base do caule das flores de aproximadamente dois centímetros. Repita diariamente. Isso possibilita que elas possam absorver mais água rapidamente e durar mais.

Coloque as flores em um vaso com água, o caule deve ficar 5 centímetros submerso. Troque a água do vaso diariamente e mantenha o vaso com flores sempre em local fresco, evitando exposição direta ao sol e ao vento.

Arranjos Florais

Diferente dos buquês, os Arranjos Florais já possuem sua base, onde na maioria das vezes uma espuma floral mantém água fresca por um tempo determinado. Neste caso, assim que receber o arranjo, coloque-o em um ambiente fresco e arejado e adicione água fresca diariamente, tome cuidado para não colocar água sobre as flores. Em geral 1 xicara de cafezinho é o suficiente para manter a espuma floral sempre molhada.

Rosas, Hortênsias e Folhagens verdes gostam de ser borrifadas com água, outras flores não devem ser borrifadas.

WordPress Theme built by Shufflehound. Design by IMPACTO