Plantas e flores nos mostram que  vida é feita de fases: começo, meio e fim.  É comum, por exemplo, algumas pessoas afirmarem com frustração e tristeza que as plantas poderiam “durar” um pouco mais.

Por isso, consciente dessa efemeridade, que tal dar  atenção as suas flores, folhas e plantas? Isso mesmo. A próxima vez que comprar ou ganhar seja uma rosa, orquídea, samambaia ou um girassol procure desligar das tantas distrações do dia a dia e dedique-se à contemplação e ao delicioso prazer que é ter um dos maiores presentes da natureza em casa.

Porém, apesar do tempo finito de vida de cada espécie ser a beleza que as tornam especiais, ainda é possível prolongar um pouco mais  e curtir  a sua delicadeza, seja em ambientes internos ou externos. Pensando nisso, fizemos uma lista de práticas para aumentar a vida útil das plantas.  Continue lendo:

  1. Corte e água fresca

Corte as pontas das hastes das flores e galhos e coloque-os rapidamente em água fresca. O corte deverá ser de, aproximadamente, 2 a 3 centimetros e sempre na diagonal. Esse cuidado irá  aumentar a superfície de contato do caule com a água e otimizará a hidratação.

  1. Água sempre limpa

Assim como nós humanos, as plantas também adoram água e limpa. Isso porque as bactérias podem prejudicar a haste e, consequentemente,  a hidratação da flor ficará comprometida.

  1. Folhas não combinam com água

A hidratação é importante, mas você deve garantir que as folhas não fiquem em contato direto com a água.  Uma regra básica é eliminar toda folhagem que esteja abaixo da linha da água.

  1. Cuidado e manutenção

Troque a água e corte  novamente as hastes a cada dois dias. Aproveite esse momento para admirar a beleza e focar sua atenção nas plantas.

  1. Sol na medida certa

O calor e a luz do sol aceleram o desenvolvimento da flor.  Por isso, saiba dosar essa quantidade de sol ao optar por lugares frescos e com sombra. Atenção, evite vento direto. Flores são sensíveis e delicadas.

Tempo para admirar

Nossa última dica é escolher uma hora de sua rotina para experimentar o prazer de semear a sua flor favorita. Acompanhe todas as etapas, da germinação até a sua linda floração. Aproveite o tempo para observar a simplicidade, plenitude e finitude da vida. Tudo é capaz de nos transformar.