Cercada de cultura e significados, essa pequena árvore conhecida como bonsai é mais fácil de cultivar do que muitos pensam, além de trazer harmonia e beleza para qualquer ambiente.

Tradição milenar

Há mais de mil anos a arte bonsai é praticada no Japão, mas segundo estudos, ela nasceu na China, por volta do século VIII, quando o interesse dos chineses por manter árvores em vasos já era bem grande, assim como a utilização de pedras decorativas. Nesse período, no Japão, houve uma grande influência da cultura chinesa, com forte expansão do Budismo, e foi nessa época que o gosto por árvores em miniatura começou a ser difundido naquele país.

Além da estética

Bonsai (japonês: 盆栽, bon-sai) significa “cultivado, plantado em bandeja ou vaso” [1]. Muito além da estética estão as mensagens que ele traz, segundo a cultura japonesa. Não existe um tipo específico de árvore utilizada, a arte está justamente em produzir uma réplica do que vimos na natureza, o sentido de se desenvolver essas pequenas plantas está ligado a: dedicação, observação, perseverança, disciplina, humildade e determinação. Quando alguém recebe um bonsai está ganhando muito mais do que um presente, mas também um gesto de respeito e votos de prosperidade.

Cuidados e curiosidades

Muitas pessoas acreditam que para cultivar um bonsai é preciso ter muita técnica, claro que o conhecimento pode formar árvores mais bonitas e com mais características preservadas, mas você pode começar e aprender muito com essa pequena árvore.

A parte mais importante de cuidar de suas árvores é a rega, mas a frequência vai variar de acordo com as espécies das árvores, o tamanho da árvore e do vaso, a época do ano, a mistura do solo e o clima. Por isso é preciso conhecer as característica do tipo de árvores escolhida.

Um bonsai passa por três estágios: muda em formação, bonsai em formação (ainda não alcançou a forma pretendida) e por fim o bonsai formado

A árvore pode se tornar um bonsai em apenas dois ou três anos, mesmo ainda sendo classificados como bonsais em formação. Para desenvolver um bonsai pequeno ou médio leva-se em torno de de três a doze anos. O bonsai pode ser cultivado em diversos tamanhos, podendo atingir até 1,20 m, e ainda assim serem consideradas bonsai.

Algumas espécies de árvores utilizadas: amoreiras, azaleias, camélias, fícus, figueira, jasmim, pessegueiro, pinheiro, araçá, ipê-amarelo, jabuticaba, mangueira, entre outras.

Agora que você já sabe muito mais sobre essa pequena árvore, mas que traz tanto em significados, venha para nossa Feira da Primavera clique aqui  e encontre um bonsai perfeito, para presentear ou para trazer mais alegria e boas energias para sua casa ou trabalho.

Oficina da Terra, desde 1993 trazendo produtos e serviços diferenciados para Florianópolis e região.

Fontes e referências: https://www.wemystic.com.br/artigos/conheca-a-filosofia-do-bonsai/, https://www.bonsaiempire.com.br/basico/cuidados/regar, https://www.significados.com.br/bonsai/