As cores das flores trazem alegria e enchem qualquer ambiente de graça e beleza, mas você sabia que as cores das flores, assim como seus aromas, são essenciais para que a flor se reproduza e garanta sua permanência no planeta? Isso mesmo, as cores das flores vão muito além da beleza, e vamos falar um pouco mais sobre isso.

Características que diferenciam as flores e garantem sua sobrevivência

Entre as mais variadas cores das flores existe a luta pela sobrevivência. Para ajudar em sua reprodução, as flores precisam atrair alguns insetos e animais, para isso usam seu colorido e seu aroma. Esses agentes polinizadores colhem o pólen das flores e seu néctar como alimento e então se movem para a próxima flor colorida repetindo o processo. O pólen gruda em seus pés e corpos, e ao se moverem de planta para planta, disseminam alguns desses pólens para outras flores, promovendo a polinização e a reprodução.

Para atrair beija-flores, por exemplo, certas flores produzem as cores laranja e vermelho, enquanto que certas espécies de plantas produzem pétalas de cores vibrantes ou padrões de violeta para atrair as abelhas. Você sabia que as abelhas nunca visitam flores vermelhas? Isso se deve ao fato de que esses animais enxergam o ultravioleta.

Já as borboletas, que também preferem cores mais vibrantes, polinizam flores vermelhas, amarelas, rosa etc. Mas os besouros preferem flores mais discretas, como as brancas, amarelas e verdes.

As cores das flores e alguns significados

Depois de conhecer um pouco mais sobre a função das cores das flores, vamos falar sobre o quanto elas representam pra nós. As flores deixam qualquer evento mais bonito, decoram casas, escritórios e estão presentes nas mais diferentes ocasiões. Alguns significados foram atribuídos a algumas flores, que influencia em como elas são utilizadas e também ajudam a definir os tipos que melhor representam sentimentos e situações.

Reunimos algumas espécies de flores e significados, assim como algumas cores e o que representam.

Rosas

Com certeza a rosa é a flor símbolo do romantismo. Há séculos as rosas são cultivadas e utilizadas para expressar amor, carinho e respeito.

shortcode rosas/buquê

Alstroeméria

Representam a amizade, um forte vínculo que pode existir entre duas pessoas. Muito utilizadas para presentear amigos e como presente para agradecer alguém.

Gérbera

As gérberas são pura alegria! Traduzem simplicidade e felicidade, e seu colorido alegra ambientes e pessoas queridas que as recebem como presente.

Girassol

O girassol é uma flor muito especial. Representa entusiasmo, vitalidade e suas cores vibrantes em amarelo e laranja refletem a energia positiva do sol. Muitas pessoas acreditam que a flor traz sorte e boas vibrações ao ambiente.

Lírio

Com toda sua delicadeza, os lírios representam a pureza de alma, inocência, fertilidade e inteligência. São flores belíssimas que transmitem muita elegância e carinho.

Orquídea

Também muito elegantes, como os lírios, as orquídeas são imponentes. Elas se destacam por sua beleza e charme. Muito utilizadas como presente, possui espécies raríssimas que chegam a custar milhares de reais. Também simbolizam riqueza e bom gosto.

shortcode orquídeas

Os significados atribuídos às cores, geralmente são considerados para todos os tipos de flores.

  • Brancas: uma cor clássica, que remete o perdão, a paz, a inocência, a pureza e a lealdade.
  • Vermelhas: em todas as flores o vermelho expressa o amor. São as escolhidas para representar paixão, atração e fidelidade.
  • Azuis: as flores azuis trazem tranquilidade ao ambiente. Também representam o amor, assim como confiança, harmonia e amizade.
  • Amarelas: o amarelo nas flores traz a alegria e a energia do sol. Uma cor que estimula a memória, as flores amarelas expressam satisfação, amizade e sucesso.
  • Roxas ou Violetas: a cor roxa é conhecida pelo poder de aliviar tensões, representando autocontrole, calma e dignidade. As flores em tons de roxo e violeta são vistas como símbolo do primeiro amor, e representam a realeza e pessoas de classe. São delicadas e românticas, por isso estão cada vez mais sendo utilizadas em casamentos.

Mas, apesar de tantos significados atribuídos às cores das flores, o mais importante é apreciar sua beleza e escolher aquelas que mais te agradam em cada ocasião.

Conheça nossas opções para decoração e presente, estamos aqui para tornar seu dia mais colorido, com flores de todas as cores.

referências/fontes: http://sensing.konicaminolta.com.br/2014/02/porque-flores-tem-cor-uma-historia-de-sobrevivencia/, https://escolakids.uol.com.br/ciencias/por-que-as-flores-sao-coloridas-e-perfumadas.htm,