Que a maioria das plantas trazem inúmeros benefícios para nossa saúde já sabemos, mas quais delas você tem usado no seu dia a dia? Selecionamos 5 tipos de ervas frescas que você pode ter em sua casa, para utilizar em suas receitas e ainda enfeitar o ambiente.

Alecrim

Essa erva, que tem as folhas bem estreitas e um perfume muito marcante, assim como a maioria das ervas, pode ser utilizada em chás, pratos e até em massagens e banhos.

Grande aliada no combate ao estresse e ansiedade, essa planta traz benefícios para a os sistemas digestivo e nervoso, atua como antioxidante e alivia dores de artrite. Erva poderosa não é mesmo? E além disso é uma planta delicada, o formato de suas folhas a tornam bem diferente, podendo ser utilizada em um vaso para decorar sua cozinha, sacada ou até mesmo sua sala, trazendo um aroma bem agradável.

Manjericão

Bem conhecido por ser utilizado na famosa pizza margue rita, esse tempero também tem um perfume muito marcante, também é chamado alguns outros nomes como: alfavaca, alfavaca-cheirosa, alfavaca-de-jardim, basílico e erva-real. Eficaz na cura de laringite e faringite, também traz benefícios para o sistema imunológico, tem propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes, além de combater a falta de apetite, parasitas intestinais e dispepsias nervosas. Além da pizza, vocês pode preparar muitas receitas com esse poderoso tempero, e utilizá-lo também em forma de chá e óleos essenciais.

Tomilho

Com pequenas folhas, essa erva pertence à família da hortelã. Cultivada no mundo inteiro, combina praticamente com quase todos os alimentos: legumes e verduras, carnes e ovos. Ele atua como remédio natural contra a bronquite, aumenta a imunidade, melhora o humor e ainda pode ser utilizado em perfumes, sabonetes e cosméticos, devido ao seu aroma agradável e suas propriedades medicinais.

Sálvia

A sálvia assemelha-se a ervas como o manjericão, alecrim, tomilho, orégano, lavanda, e até a hortelã.

Suas folhas podem servir para a saúde e boa forma e alguns estudos já comprovaram sua ação anti-inflamatória e antioxidante, o que contribui diretamente para o equilíbrio no funcionamento de todo organismo. Pode ser consumida em temperos, chás, óleos e banhos.

Hortelã

Essa erva é muito versátil, sendo utilizada até mesmo em bebidas famosas, como Mojito, um coquetel cubano com mais de 100 anos de história.

Por causa do seu aroma único e refrescante é utilizada em diversos produtos como: goma de mascar, anti-séptico bucal, creme dental e cosméticos. O mentol, substância presente na hortelã, é conhecido no combate a bactérias e como calmante para dores musculares, além de ótimo anestésico.
Você sabia de tantos benefícios oferecidos por essas ervas frescas? Para aproveitar cada um deles tenha em sua casa um vaso com cada erva fresca que falamos aqui.

Visite nossa Feira da Primavera clique aqui, que vai acontecer entre os dias 19 e 29 de setembro, no Beiramar Shopping em Florianópolis e encontre essas ervas e muitas outras opções de plantas e flores.

Referências e fontes: https://belezaesaude.com/manjericao/, https://www.mundoboaforma.com.br, https://pt.wikipedia.org/wiki/Mojito